“Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca”, Provérbio popular.
Os Correios lançam, nacionalmente, nesta sexta-feira (22), o selo comemorativo em alusão ao Ano Internacional de Cooperação pela Água.
O lançamento da peça filatélica marca a importância da reflexão acerca da necessidade de alternativas viáveis para garantir o acesso social aos recursos hídricos.
Em Alagoas, o evento será realizado na sede da Estação de Tratamento de Água Pratagy (ETA – Pratagy), às 10h, finalizando as comemorações do Dia Mundial da Água promovidas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
A série especial é composta por dois selos que representam o uso pacífico e sustentável dos recursos hídricos, além de sugerir o desenvolvimento humano, a integridade do meio ambiente e a erradicação da pobreza e da fome.
Santana do Ipanema
Enquanto isso na cidade sertaneja de Santana do Ipanema, com uma média de 45 mil habitantes, a realidade com o cuidado e o uso da água está longe de ser comemorado. O rio, que deu o seu nome à cidade mais importante do Sertão, e o riacho que deságua neste rio e tem nome de bairro, têm sido, ao longo dos anos, esquecidos e tratados como se fossem fossas a céu aberto.
Quem outrora tratou tão bem seus visitantes: cedendo água para beber; alimentação; material para construção; piqueniques e banhos agradáveis, hoje é esquecido e tratado como um parente indesejado.
Mesmo assim,”o pai de Santana”, como o trata o professor, pesquisador e escritor Clerisvaldo B Chagas, em sua obra literária ‘Ipanema um Rio Macho’, ele continua firme; teimoso; lutando contra os maus tratos e as ingratidões, enquanto aguarda que algum dia os seus filhos reconheçam o bem que ele tanto fez e ainda pode fazer por essa terra.
Redação com assessoria