Na quarta-feira, dia 20, na Câmara temas como mobilidade urbana, habitação, regularização fundiária e saneamento, estarão em debate
O município de Santana do Ipanema será o primeiro em Alagoas a realizar a 5ª Conferência das Cidades. O encontro ocorre nesta quarta-feira, das 08h às 17h, na Câmara de Vereadores e reunirá sociedade, lideranças políticas, representantes de classes e associações. O objetivo é definir os principais eixos que nortearão de forma ordenada o crescimento dos municípios, tais como: mobilidade urbana, habitação, regularização fundiária e saneamento. Em todo o Estado, 60 cidades realizarão suas conferências. O resultado será apresentado e discutido na estadual, que deve ser realizada entre 1º de julho a 28 de setembro. O documento conclusivo com as principais sugestões será levado a Brasília, durante a realização da conferência nacional, que ocorre de 20 a 24 de novembro e cujo tema central é: “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”.
Coube à Secretaria de Estado da Articulação Social (Seas), designada que foi pelo governador Teotonio Vilela, a coordenação da conferência estadual e orientação aos municípios de como procederem para realizar as suas conferências. Cada um constituiu comissões responsáveis pela realização dos debates em suas cidades. Para isso, a Seas inicialmente mostrou aos prefeitos a importância das conferências. O secretário Claudionor Araújo e equipe estiveram na Associação Alagoana dos Municípios (AMA), onde explicou o passo a passo das atividades e, principalmente, como eles poderão contribuir para melhorar a vida da população e a estrutura de suas cidades.
Em seguida, foi realizado no Palácio República dos Palmares um seminário, que contou inclusive com a presença do governador Teotonio Vilela, um dos principais incentivadores da realização das conferências, por entender a importância que possuem.
“As conferências municipais se revestem de uma importância muito grande porque envolve a população dos municípios. São os moradores que vão dizer o que querem para suas cidades em áreas importantes, como habitação, mobilidade urbana, saneamento e regularização fundiária”, afirma o secretário de Articulação Social, Claudionor Araújo. Segundo ele, “a mensagem tem sido assimilada pelos prefeitos e com certeza vamos para Brasília com propostas que vão melhorar a vida da população alagoana em cada cidade”, disse.
Sinto-me lisonjeado em comandar esse importante trabalho para a sociedade alagoana. Sabemos da responsabilidade que temos daqui para a frente mas, com a participação de todos, Alagoas certamente apresentará propostas que serão discutidas, votadas e aprovadas em Brasília”, ele afirma.
O número de municípios a realizarem suas conferências foi recorde. “Graças à mobilização, os prefeitos mostraram muito interesse na realização das conferências e Alagoas terá um percentual muito significativo nesse importante debate”, afirmou Dulceana Palmeira, coordenadora das conferências na Seas, que conta com o apoio da Secretaria de Infraestrutura.
As conferências nacional, e por conseguinte, as estaduais e municipais, ocorrem a cada três anos e fazem parte da política nacional de desenvolvimento urbano.
Um cronograma foi elaborado e depois de Santana, o próximo município a realizar sua conferência será Estrela de Alagoas, no dia 21. Minador do Negrão, será o último, com a conferência marcada para o dia 31 de maio.
Por Assessoria