Estado promove encontro de Gestores Municipais de Cultura

16 mar 2013 - 08:04


Gestores de diversas regiões do Estado participaram da reunião, que discutiu ações e políticas públicas

Cultura

O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, esteve reunido, na manhã desta sexta-feira, (15), com os novos gestores de cultura dos municípios alagoanos, para discutir ações e políticas públicas a serem executadas no Estado. Na pauta da reunião, foram discutidos o Plano Estadual de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura.

Durante a reunião, que aconteceu no Memorial à República, o secretário também apresentou aos novos gestores os principais pontos estratégicos traçados pela gestão e o posicionamento estratégico da Secult em relação às ações desenvolvidas no Estado. “Com este encontro, estamos estabelecendo um contato inicial e apresentando as políticas e ações desenvolvidas pelo Estado, através da Secult. Esse momento é importante no sentido de realizarmos as estratégias e discutirmos de que forma poderemos trabalhar juntos”, ressaltou Viégas.

Participaram da reunião representantes dos municípios de Jacaré dos Homens, Santa Luzia do Norte, Colônia Leopoldina; Paripueira, Arapiraca, Maceió, Lagoas da Canoa, Porto Calvo, Poço das Trincheiras, Pão de Açúcar, Viçosa, São Miguel dos Campos, Feliz Deserto, Craíbas, Ibateguara, Traipu, Coruripe, Barra de Santo Antônio, Capela, Paulo Jacinto, Cajueiro, Junqueiro, Teotônio Vilela, Pilar, Boca da Mata, São Sebastião, Ouro Branco, Maragogi, São Luiz do Quitunde e Barra de São Miguel.

Na ocasião, os gestores puderam se informar sobre os editais da Secult e as ações desenvolvidas por meio de setores do órgão, tais como, superintendências e diretorias de equipamentos culturais vinculados à secretaria. Toda a equipe da Secult foi apresentada aos novos gestores, que receberam material de consulta sobre como estruturar o Plano de Cultura para cada município.

Para o gestor cultural Elinton França, do município de São Sebastião, a reunião foi importante para aqueles que estão iniciando um trabalho nas novas administrações municipais. “Foi muito importante reunir todos aqui para repassar estas informações. É bom saber que podemos contar com o apoio da Secult na estruturação de ações que pretendemos realizar”, disse.

Os superintendentes e diretores da Secult apresentaram as ações desenvolvidas e realizadas nessa gestão, como a Caravana Cultural; Mapeamento Cultural; Patrimônio Histórico; Sistema de Museus e Bibliotecas Públicas; Projeto Pró-Bandas e Pontos de Cultura, entre outras ações.

Agência Alagoas

Comentários