Programa Abrace o Marajó apresenta relatório de ações executadas em 2021 Documento está disponível no portal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Assessoria / MMFDH

27 mar 2022 - 06:00


O Marajó é o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, formado por cerca de 2.500 ilhas e ilhotas, – (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou, nesta sexta-feira (25), o Relatório do exercício 2021 (Ano II) do Programa Abrace o Marajó. O documento reúne informações das entregas realizadas pelo Governo Federal no ano passado.

O objetivo é dar publicidade às iniciativas de desenvolvimento social, econômico, institucional e de infraestrutura executadas nos 16 municípios do Arquipélago. Nesses primeiros dois anos de implementação do programa, foram investidos mais de R$ 950 milhões em ações com foco no enfrentamento às violações de direitos humanos.

As informações foram disponibilizadas pelos parceiros institucionais do Programa e correspondem aos compromissos assumidos no Plano de Ação 2020-2023, que reúne entregas de 16 órgãos federais e da sociedade civil para o avanço regional.

O Relatório está estruturado em quatro capítulos: aspectos relevantes da gestão e governança do Programa; os principais destaques e relatos das entregas ao Marajó; registros e relatos de entregas relevantes não registrados no Plano de Ação (iniciativas entregues além daquelas pactuadas); e registros sobre as principais referências ao Programa Abrace o Marajó publicadas na mídia regional e nacional.

O Relatório ainda apresenta os resultados da Expo Marajó, promovida pelo MMFDH no Pavilhão Brasil da Expo 2020 Dubai — evento mundial realizado a cada cinco anos.

Confira o relatório

Histórico

Instituído em março de 2020, o Abrace o Marajó conta com a participação de 16 pastas do Governo Federal e gestão compartilhada entre a União, o estado do Pará e os municípios que compõem o Arquipélago, de forma a ampliar o acesso e a melhoria da entrega de políticas públicas à região.

As iniciativas apresentadas até aqui compõem o Plano de Ação 2020-2023 do programa, que conta com 133 ações nas áreas de desenvolvimento social, infraestrutura, desenvolvimento produtivo e desenvolvimento institucional. O Governo Federal prevê, ainda, investir, até 2023, mais R$ 720 milhões na iniciativa.

Notícias Relacionadas:

Comentários