Transtornos alimentares: Saiba o que é anorexia, bulimia e compulsão Alimentar

21 março 2022


Foto: Lucas Pêgo Oliveira Pereira Luquinhas / Pixabay

Hoje vamos falar sobre o impacto dos transtornos alimentares em nossas vidas. Existem mais de doze tipos de transtornos, mas vamos aqui focar nos três tipos principais e mais comuns.

Vale lembrar que os transtornos alimentares são doenças caracterizadas por hábitos alimentares irregulares e sofrimento grave ou preocupação com o peso e a forma do corpo.

Anorexia

Dentre os transtornos que vamos falar aqui, o primeiro deles é a anorexia. Essa doença chega a 1% da população brasileira, segundo estudos da área médica, e tem maior alta taxa de mortalidade.

Uma pessoa anoréxica, em geral, não come e por isso tem uma perda de peso muito rápida. Os pacientes começam a restringir o consumo de alimentos que eles consideram ser calóricos e esses cortes ficam cada vez maiores.

Com a perca de peso, o paciente distorce a própria imagem corporal, emagrece e, mesmo magérrimo, mesmo com desnutrição grave, eles se olham no espelho e se veem gordos.

Veja que anorexia envolve a parte psicológica da pessoa, por a mente tem que ser tratada. Daí a importância, de entrar o psicólogo, o psiquiatra, o clínico, uma verdadeira equipe multidisciplinar.

Bulimia

A bulimia é outro transtorno bastante conhecido. Ele começa com um exagero no consumo de alimentos e na sequência a pessoa sente culpa por ter ingerido tudo aquilo, daí começa a querer expurgar os produtos.

Na bulimia é importante você identificar que a pessoa come, mas fica como dor na consciência, com pena porque comeu e termina querendo colocar tudo pra fora. As vezes até com uso de medicamentos, estimulando o vômito.

Às vezes elas coloca a mão na boca e vai lá e e aí vomita tudo que comeu. É realmente um transtorno que tem de ter cuidado e atenção dos pais e parentes, para que fiquem vigilantes aos filhos e dependentes em casa.

Compulsão alimentar

A compulsão alimentar é quando a pessoa tem fome, mas come demasiadamente. Nela a questão primordial é o exagero. A pessoa devora uma quantidade enorme de comida.

O problema de se comer demais é que você desentende o estômago e acaba abrindo o estômago, podendo levar a ter uma hérnia.

A comida tem que ser dividida antes de ser ingerida. Tem que comer aos poucos. Pode-se até comer muito, mas comer moderadamente, paulatinamente, através de pequenas quantidades. Esse é o certo.

O transtorno de compulsão também pode ocasionar um obesidade, que começa leve, mas pode chegar a um grau muito elevado, ou seja, aí o problema passa da parte mental, para a parte física.

É importante diferenciar que também existem episódios isolados, de algo mais crônico e preocupante. Exagerar muito em comidas como pizzas, churrascaria, entre outros alimentos.

Seja qual for o transtorno alimentar, a pessoa que passa por esse problema e ou sua família ao redor deve buscar orientação e auxílio médico para identificar as causas e uma solução para o problema.

Comentários