
Semana Nacional da Conciliação é promovida anualmente pelo CNJ, com apoio dos Tribunais. Semana Nacional da Conciliação é promovida anualmente pelo CNJ, com apoio dos Tribunais (Arte: CNJ)
Dos 35 processos pautados durante a Semana Nacional da Conciliação, na Comarca de Água Branca, houve acordos em 27, o que representa índice de 77%. A força-tarefa ocorreu entre os dias 8 e 12 de novembro.
As audiências foram realizadas de maneira híbrida. As partes e os advogados puderam comparecer ao fórum, mas também foi disponibilizado link para participação por videoconferência.
De acordo com o juiz Marcos Vinícius Linhares, a maior parte das conciliações envolveu processos de família, como ações de divórcio, alimentos, guarda de filhos, partilha de bens e investigação de paternidade.
“O resultado foi muito positivo, pois em geral o índice de conciliações ou acordos é abaixo de 50%, enquanto que na Semana da Conciliação alcançamos um índice próximo de 80%”, destacou o magistrado.
O juiz reforçou que a conciliação é a forma mais rápida, eficaz e justa para a resolução dos conflitos. “A resolução é construída pelas próprias partes. A conciliação também evita que o conflito se eternize, já que ambas as partes fazem concessões recíprocas”.
Por Assessoria / TJ-AL