Esporte amador em Santana do Ipanema também sofre com a pandemia

29 abr 2020 - 18:36


Copa Municipal Santanense está parada (Foto: Santana 360 Graus)

O esporte mundial vai completar dois meses parado, um prejuízo para quem promove, participa ou ainda de quem dele precisa para garantir sua sobrevivência. Essa suspensão não afetou somente as competições profissionais, isso porque o futebol amador, muito praticado nas cidades pequenas, também está impactado pela pandemia do Covid-19.

Até explodir o problema da Covid-19, a cidade de Santana do Ipanema, no Médio Sertão de Alagoas, possuía pelo menos duas competições amadoras. Uma delas era promovida pela Prefeitura, a chamada Copa Municipal Santanense de Futebol 2020.

A exemplo do Campeonato Alagoano, a última rodada desse torneio aconteceu no mês de março, precisou ser interrompido e não se sabe quando deve ser retomado. O site Alagoas na Net conversou com o vice-presidente do torneio, Cleudson Nobre, que disse que a competição depende das recomendações dos decretos estadual e municipal.

Nobre informou que a organização tem discutido os rumos para que a retomada seja garantida junto com o cuidado na saúde de cada um dos participantes. A Copa Santanense de Futebol tem premiação para os 16 primeiros colocados. O campeão leva troféu, medalhas e R$ 3.000,00. Há também premiação para o artilheiro e o melhor goleiro, que são escolhidos entre os quatro finalistas.

Ainda segundo o representante da municipalidade, a competição estava movimentando os finais de semana da cidade e reunia um grande número de espectadores nas sedes onde os jogos aconteciam. “Desde que assumiu o Executivo, o prefeito Isnaldo Bulhões (MDB) tem trabalhando em busca de criar um calendário permanente para as equipes amadoras do município”, declarou Cleudson Nobre.

Copa Ribeira do Ipanema

Copa Ribeira do Ipanema também foi interrompida (Foto: Lucas Malta / Da Redação)

Uma outra competição sediada na Terra de Senhora Sant’Ana também foi obrigada a paralisar, trata-se da Copa Ribeira do Ipanema de Futebol Soçaite, organizada pelo desportista Luiz Euclides.

O amante do futebol contou ao site que equipes de Alagoas e outros estados integram o torneio, que atualmente está em sua 17º edição. A Copa estava nas quartas de final e assim como a competição da Prefeitura, o organizador também espera as recomendações das autoridades em saúde para planejar o retorno.

Apesar da pandemia do Covid-19, outra tragédia natural também motivou a interrupção da Copa Ribeira do Ipanema. A enchente do rio Ipanema destruiu praticamente todo o complexo esportivo onde acontecem os jogos, na localidade conhecida como Rua da Praia. 

Realizada aos domingos e feriados, logo no início da manhã, a Copa Ribeira é uma das mais cobiçadas no seguimento amador da região, com uma premiação bastante invejável. Entre medalhas, troféus e dinheiro tudo gira em torno de R$ 17 mil, valor que algumas competições estaduais não conseguem oferecer aos participantes.

Por Ranio Costa / Da Redação

Comentários