A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau-AL), vem publicando diariamente, através do Centro Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Sievs), dados da evolução de casos da Covid-19 no estado.
Até o presente momento, já foram 44 Boletins Epidemiológicos publicados, trazendo casos suspeitos, confirmados e de pessoas que faleceram com a doença. Há também dados do estado dos pacientes, se estão isolados, internados ou já recuperados.
Ocorre que na semana passada, diferente das primeiras, ocorreu um forte crescimento de casos confirmados e de mortes. Esse aumento fez a taxa de letalidade de Alagoas ir para 9,4%, pela primeira vez acima da média do Nordeste, 6,3% e até da média nacional, 6,4%. Veja a tabela abaixo:
Três vezes mais casos
Fazendo comparação dos dados da semana passada, em relação aos da retrasada, percebe-se que o aumento de casos confirmados e de mortes em Alagoas cresceram a um patamar acima de 300%.
Até o dia 12 de abril (domingo), Alagoas contabilizava 48 casos de infectados. Já na semana seguinte, a partir de segunda (dia 13) até o dia de ontem (19), esse número foi para 159, ou seja, um crescimento de 331%.
Em relação ao número de mortes, pegando as mesmas datas, até o dia 12 de abril eram 4 pessoas mortas pelo Covid-19 em Alagoas. A partir de segunda (dia 13) até o dia de ontem (19), esse número foi para 15. Um total 375% maior de falecimentos.
Sem respostas
Em busca de respostas, ainda na semana passada a reportagem do site Alagoas na Net pediu explicações a Sesau sobre os mais recentes números. Para conferir a matéria, CLIQUE AQUI.
Por Lucas Malta / Da Redação