Rio Ipanema atingiu 9 metros, o dobro do nível segurança para alagamento

31 mar 2020 - 02:49


Nível do rio Ipanema subiu muito acima do esperado (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Apesar de todo o aparato feito horas antes pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e outros órgãos de segurança, ninguém esperava que o rio Ipanema praticamente dobrasse o limite do nível de segurança para alagamentos. O fato aconteceu na enchente desta segunda-feira (31) em Santana do Ipanema, município do Médio Sertão de Alagoas.

Na noite anterior a chegada do grande volume, por volta das 22h, a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) vinha alertando para a elevação do nível do rio e informava que o limite para início de alagamento seria 4,60 metros de profundidade. No momento do alerta, o rio já apresentava a marca de 3,16 metros. 

Ocorre que, com o passar das horas, essa marca logo foi atingida às 3h da madrugada. A partir daí o rio foi rapidamente crescendo de volume e próximo das 7h da manhã, atingiu os incríveis 9 metros. Esse foi o pico de volume do rio, quando ele acabou alagando várias ruas ribeirinhas e lojas no entorno do centro da cidade.

Abaixo, veja um vídeo gravado pela equipe do Grupamento Áereo em um dos momentos de pico de volume do rio Ipanema:

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, somente a partir das 9h o nível de água começou a descer de forma gradual. Ao meio dia, a profundidade ficou em 7,3 metros. No meio da tarde esse valor caiu para 6, e já tarde da noite, às 21h, o rio Ipanema apresentou 5 metros de profundidade. 

A baixa de volume do rio Ipanema pode ser visto no gráfico abaixo:

Gráfico mostra nível do rio Ipanema em centímetros (Foto: Divulgação)

Por Lucas Malta / Da Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários