“O Sertão e sua necessidade de desenvolvimento” é o tema da palestra que o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, fará na próxima terça-feira (26), às 9h30, na Câmara Municipal de Santana do Ipanema. A agenda faz parte da transferência da sede administrativa do Governo de Alagoas para o município, que acontece na próxima semana, quando o governador Teotonio Vilela Filho e todo o secretariado estadual entrarão em contato com lideranças políticas, empresários e a sociedade civil de 37 municípios do Sertão alagoano.
Como a ação tem o intuito de identificar as demandas existentes na região, além de apresentar o andamento dos projetos do Governo já consolidados ou que estão em andamento, o secretário Luiz Otavio Gomes vai descrever, de maneira clara e objetiva, as ações coordenadas pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) para os sertanejos.
Durante a apresentação do secretário, os presentes poderão entender como foi toda a fase preparatória do Plano de Desenvolvimento Estratégico de Xingó (PDE Xingó), entregue em 2011. “O plano contempla 18 municípios com propostas elaboradas que beneficiam a população nas áreas de acesso à água; de ciência, tecnologia e inovação; de aproveitamento do potencial das atividades econômicas, de infraestrutura e criação de ambiente de suporte à inclusão produtiva da região”, explica o secretário.
O Plano de Desenvolvimento foi desenvolvido com base em três vetores: Estratégias para a Redução da Pobreza e Erradicação da Miséria, Programas Estruturantes para a Geração de Emprego e Renda e o Aperfeiçoamento da Qualidade da Gestão Pública. Seguindo o Roteiro Estratégico, foi definido um mapa com horizonte temporal de ações, contemplando políticas de governo, ações estratégicas e operacionais prioritárias, com identificação de situação atual e situação futura em 2023.
“Trata-se de um estudo com ações e projetos elaborados que devem ser implantados nos municípios em questão para as carências detectadas serem sanadas”, explicou Luiz Otavio.
O secretário ainda lembra que o investimento do governo atual no Canal do Sertão para melhorar o acesso à água e o acordo no valor de R$ 5 milhões entre Estado e BNDES para o Programa de Desenvolvimento dos APLs de Baixa Renda, contemplando nove municípios entre Sertão e Agreste, são ações executadas que estão em uma das seis políticas encontradas no plano.
Oportunidades de negócios
Após a palestra do secretário Luiz Otavio Gomes, representantes da diretoria do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas apresentarão as linhas de financiamento e os programas de desenvolvimento das instituições para o setor empresarial da região, em especial os pequenos negócios.
Por Agência Alagoas