Nenhum dos 102 municípios de Alagoas indicou, pelo menos até o momento, Unidade de Saúde da Família (USF) para participar do programa Saúde na Hora, com foco na ampliação do horário de atendimento ao público nesses locais.
Alagoas possui 967 USF em funcionamento, com atuação de 853 Equipes de Saúde da Família, cobrindo 74% da população (2,5 milhões), além de 705 Equipes de Saúde Bucal, alcançando 1,8 milhão de pessoas.
O fato de nenhum município de Alagoas ter indicado ao menos uma Unidade de Saúde da Família chama a atenção, já que o programa Saúde na Hora – lançado no último dia 16 pelo Ministério da Saúde – oferece incentivo financeiro para as USFs que ampliarem o horário de atendimento à população para o período da noite, além de permanecerem de portas abertas durante o horário de almoço e, opcionalmente, aos fins de semana. Como os prefeitos sempre se queixam da falta de recursos e de apoio da União, principalmente quanto às contrapartidas do governo federal, a nulidade nas adesões ao Saúde na Hora é uma surpresa.
Do total de USFs abertas, o Ministério da Saúde estima que 541 estariam aptas a participar do novo programa por já possuírem 21 ou mais Equipes de Saúde da Família, o que é pré-requisito para adesão à ampliação do horário de atendimento à população. Contudo, unidades que possuem duas ESF e que desejem participar do programa precisam solicitar habilitação de uma terceira equipe ao Ministério da Saúde.
Veja a matéria completa no GAZETAWEB.COM