Municípios do Sertão e do Agreste deverão se reunir para traçar metas da atuação do programa do Governo Federal.
Ocorrerá na próxima semana, entre os dias 26 e 28, um encontro entre representantes de 38 municípios do Agreste e Sertão Alagoano. A reunião será para a apresentação e elaboração de metas do Programa Água Doce, projeto esse de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Segundo informações do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hidricos (Semarh), Alagoas assinou um convênio com o MMA para a implantação de 101 sistemas de dessalinização em 38 municípios selecionados.
Em Alagoas, já existem 24 comunidades contempladas por este projeto, onde três delas contém Unidades Demonstrativas. Índices como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humanos) e a Pluviometria (Quantidades de chuvas na região) são analisadas para selecionar as regiões que tem mais necessidades.
A reunião
O evento que ocorrerá na próxima semana, pretende trazer oficinas e capacitações para os representantes dos municípios que serão contemplados, pois serão eles os responsáveis em acompanhar a execução dos projetos em suas comunidades.
Além dos representantes dos municípios, a reunião também deverá contar com as presenças do governador Teotônio Vilela Filho, do coordenador nacional do MMA, Henrique Viegas e do secretário estadual do Semarh, Napoleão Casado.
A reunião acontecerá na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na cidade de Arapiraca, no Agreste Alagoano. Entre os municípios selecionados para o programa estão: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olivença, Olho d’Água do Casado, Olho d’Água das Flores, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Traipu.
O Programa
Coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, o Programa integra um conjunto de ações do governo federal. Prioriza as comunidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que dispõem de águas salinas ou salobras em seu subsolo, principalmente as localizadas na região do semiárido brasileiro, atendidas pelo Fome Zero.
Os carros pipas que entram nas comunidades colaboram com as secas, mas oferecem água de baixa qualidade, de barreiros ou açudes que estão secando e que contém coliformes fecais, fungos, bactérias, etc. O processo de dessalinização isenta as águas desses componentes e contribui com a saúde e qualidade de vida dessas comunidades.
Da redação com agências