Em Maceió, CGU traz seminário com temas sobre o combate à corrupção

04 dez 2018 - 20:29


Tema do evento é o combate a corrupção (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

A corrupção é um tema cada vez mais urgente e importante por ser um dos principais males que assolam não apenas o Brasil, mas os quatro cantos do mundo. Diante disso, anualmente, o Ministério da Transparência e Controladoria (MTC) – Geral da União (CGU) realiza eventos alusivos ao Dia Internacional Contra a Corrupção.

Em Alagoas, ocorrerá nos dias 06 e 07 de dezembro o Seminário “Combate à Corrupção no Serviço Público e Técnicas de Detecção de Fraudes”, que reunirá, dentre outros participantes, integrantes dos mais diversos órgãos de controle e fiscalização do Estado.

O superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU) em Alagoas, Moacir Rodrigues de Oliveira, desde que assumiu o cargo no estado, firmou o compromisso de trabalhar para o combate do que ele denomina ser uma das maiores chagas que atinge o País.

O evento vem ratificar a busca incessante da instituição para cumprir tal objetivo com duas frentes de atuação: prevenção e combate. “A corrupção é uma doença que precisa ser prevenida e combatida. Por isso, precisamos nos capacitar para enfrentar essa chaga que traz prejuízo social. Esse evento visa oportunizar a troca de informações e experiências que nos ajudarão em nossas missões”, declarou.

Entre algumas das palestras do seminário está a “Técnicas na detecção, na prevenção e no combate às fraudes na Administração Pública”, que terá como palestrante o Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, Paulo Roberto de Araújo Ramos.

Outra pauta no evento serão as operações das polícias, para isso a Superintendente da Polícia Federal em Sergipe, Érika Mialik Marena, ministrará a palestra intitulada “Considerações sobre Operações Policiais conduzidas em parceria com a CGU”.

Premiação “Ser honesto é legal”

Também no seminário ocorrerá a entrega da premiação da 10ª edição do Concurso de Desenho e Redação realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU, com o tema “Ser honesto é legal”. O objetivo da iniciativa foi despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos nos ambientes educacionais.

O Concurso, que teve as inscrições realizadas entre abril e agosto, foi direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Em Alagoas, a vencedora do Concurso de Desenho e Redação foi Nickolly Grazielly da Silva Ferreira, aluna da Escola Municipal Básica Miguel Matias, do município de Campo Alegre. Destacou-se na modalidade desenho, onde concorreu com alunos do 1º do Ensino Fundamental de todo o país.

A data

O Dia Internacional Contra a Corrupção é comemorado anualmente no dia 09 de dezembro. A data foi criada, em 2003, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a assinatura, pelo Brasil e mais 101 países, da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida.

Programação Seminário

DIA 6

9h às 10h

Abertura e pronunciamentos

Premiação do Concurso de Desenho e Redação “Ser honesto é legal”

10h às 12h e das 14h às 16h

Palestra “Técnicas na detecção, na prevenção e no combate às fraudes na Administração Pública – Paulo Roberto de Araújo Ramos – (Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União).

16h às 17h30

Palestra “Considerações sobre Operações Policiais conduzidas em parceria com a CGU” – Dra. Érika Mialik Marena (Superintendente da Polícia Federal em Sergipe)

DIA 7

9h30 às 11h30

Palestra “A Importância das Parcerias Interinstitucionais no Combate à Corrupção e Improbidade” – Dr. Nicolao Dino de Castro e Costa Neto (Subprocurador-Geral da República)

14h30 às 15h30

Palestra “Portais da Transparência nos Poderes Legislativo” – Dr. José Carlos Castro(Promotor de Justiça/ Coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público do MP/AL)

15h30 às 17h30

Palestra “Articulação Interinstitucional no Combate à Corrupção” – Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça Neto (Procurador-Geral de Justiça – MP/AL)

Por Assessoria / CGU Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários