
Pilhas e baterias tem um local específico para serem descartados (Foto: Edilson Omena / Tribuna Independente)
As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição desses objetos são encontrados metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Mas, tudo indica que muitos alagoanos não estão preocupados com o descarte correto.
Os órgãos ambientais contam que há vários locais de coleta espalhados na capital e em cidades do interior e o que falta é consciência ambiental por parte da população. Por outro lado a falta de divulgação destes espaços influencia para que o descarte irregular aconteça.
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) informa que tem uma parceria com uma empresa que recolhe esse tipo de lixo eletrônico, a Bio Digital, que periodicamente coleta esse tipo de resíduo que é deixado pela população em coletores que estão espalhados em diversos pontos de Maceió. Na sede do IMA, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e em uma rede de supermercado na Gruta de Lourdes e em outra rede em Arapiraca.
A dona de casa Cícera Cavalcante disse que nunca ouviu falar em locais para o descarte correto. “Sei que em algumas universidades existem locais, mas divulgação para a população não lembro de ter visto. Acredito que falta isso”, disse a dona de casa.
Veja matéria completa no Tribuna Hoje