Sobe para oito o número de casos notificados de febre amarela em Alagoas

15 mar 2018 - 11:37


Doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue, febre amarela e chikungunya (Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

Subiu para oito o número de casos notificados como suspeitos de febre amarela em Alagoas. É o que confirma o relatório do Ministério da Saúde, atualizado até o dia 13 de março e divulgado nessa quarta-feira (14).

Das notificações, seis permanecem em investigação, ou seja, foi coletada amostra nos pacientes para análise em laboratório credenciado pelo governo federal. O resultado dos exames deve sair em breve.

Dois casos registrados no Estado já foram descartados pelo Ministério da Saúde. Portanto, até agora, não há confirmação da doença em Alagoas e nenhum óbito foi notificado.

O levantamento nacional é feito com base nas informações repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que ainda não se pronunciou sobre o aumento dos casos.

Apesar das notificações em Alagoas, o Ministério da Saúde ainda não recomenda a imunização da população para esta doença. Há uma previsão para os habitantes da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo sejam vacinados. Nestes estados, a quantidade de casos é bem alta, inclusive com registro de mortes.

Os dados apresentados são preliminares e estão sujeitos à revisão. No Brasil, foram confirmados 920 casos de febre amarela desde 1º de julho do ano passado até os dias atuais. Outros 769 permanecem em investigação, o que, em tese, pode elevar ainda mais os registros no País. Pelo relatório, aconteceram 300 óbitos suspeitos da doença.

No ano passado, de julho de 2016 a 13 de março de 2017, eram 610 casos confirmados e 196 óbitos confirmados no Brasil.

Do Diário de Arapiraca 

Notícias Relacionadas:

Comentários