“O prefeito tem de deixar de ser, simplesmente, um gerenciador de folha de pagamento”, disse o prefeito de Colíder (MT), Noboru Tomiyoshi, durante visita à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na ultima quinta-feira (1). Para ele, as receitas dos Municípios não têm sido suficientes para fazer investimentos, com recursos próprios.
Gestor de primeiro mandato, Tomiyoshi acredita que o prefeito tem o grande desafio de buscar recursos fora para promover desenvolvimento, como em saúde e educação, para seus munícipes. “O prefeito precisa deixar de ser um agente de folha para ser agente político, que representa o Município dele”, pondera.
Quando o assunto são os desafios da administração municipal, o gestor mato-grossense acredita que os prefeitos se colocaram à disposição, e o cargo exige comprometimento. “Com comprometimento, dedicação, diálogo e parceria se consegue levar o Município adiante”, sinaliza. Tomiyoshi completa: “tem de ser criativo, criar um clima favorável, fazer boas relações institucionais e buscar o desenvolvimento através de parcerias.
Em relação ao trabalho desenvolvido pela CNM, o prefeito destacou a importância da atuação da entidade como elo entre o poder público federal, o Congresso nacional e os Municípios. “A única forma que vejo, de os Municípios conquistarem espaço, onde realmente acontecem as ações do governo, é pela CNM”, disse.
Da Agência CNM
