Cento e cinco aves foram recuperadas durante uma operação de fiscalização no último sábado (25) numa feira livre em Santana do Ipanema, município do Médio Sertão de Alagoas. A ação autuou seis pessoas por crime ambiental.
O gerente de fauna, flora e unidades de conservação do Batalhão de Polícia Ambiental de Alagoas, Epitácio Correia, relatou, através da assessoria do IMA, que equipes foram a cidade após denúncias de venda de animais silvestres.
“Previamente o pessoal da inteligência do BPA conseguiu identificar os vendedores. Daí outras equipes chegaram e conseguimos fazer o flagrante. Algumas pessoas fugiram, mas conseguimos pegar outras”, disse Correia.
Dentre as aves capturadas estão passeriformes (grupo de pássaros ou passarinhos) e psitacídeos (aves da família das araras, papagaios e outros). Um destaque foi o grande numero de “Papa- Capim”. 60 no total.
“Encontramos Tuim, Periquito-da-caatinga, Galo-de-campina, Tiziu, Extravagante, Caboclinho e até um Pintassilgo-do-nordeste, espécies que está ameaçada de extinção”, completou o militar.
As seis pessoas autuadas foram alvo de um Termo Circustancial de Ocorrência (TCO) e devem responder pelo crime de comercialização de animais silvestres, previsto na seção III do artigo 29 da Lei 9605/98 (Crimes Ambientais).
Por Lucas Malta / Da Redação