Veja detalhes sobre a obra da BR 316/AL entre Canapi e Mata Grande A obra está sendo realizada nos municípios de Mata Grande e Canapi.

24 out 2017 - 21:36


Obra está sendo tocada desde novembro de 2016 (Foto: Assessoria Dnit)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou nesta terça-feira (24) alguns detalhes técnicos da obra de pavimentação da BR 316, no trecho que liga o Distrito de Carié, em Canapi até a cidade Mata Grande, na divisa com Pernambuco.

Os trabalhos acontecem desde novembro de 2016 e a obra compreende cerca de 47 km entre a ponte do rio Moxotó, na divisa dos estados de AL e PE, até a intersecção com a BR-423/AL. O investimento do Governo Federal é de aproximadamente 60 milhões.

De acordo com informações do Dnit, o alto investimento resultará em uma das mais modernas rodovias e com padrão superior de qualidade quando comparada com outras estradas de tráfego semelhante no estado.

A rodovia terá largura total de 12,6 metros, com faixa de rolamento de 3,60 m e acostamento de 2,5 m, além de um sistema de drenagem completo, com bueiros, sarjetas, valetas, meio-fio e drenos.

 “Serão implantadas sete novas pontes, todas com acostamento e passeios para pedestres. Do valor destinado para o empreendimento, há uma quantia também para recuperação ambiental, que será supervisionada pela Universidade Federal de Viçosa, contratada pelo DNIT para fazer a Gestão Ambiental da BR-316/AL”, acrescenta Nicolas Souto, Analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT.

Estrutura superficial

Ainda segundo o órgão, a camada de rolamento utilizada é o Tratamento Superficial Duplo (TSD) com a aplicação final de banho diluído, de emulsão asfáltica, para aumentar sua durabilidade. O Dnit ainda apontou que o tráfego esperado na região será, em sua maioria, de veículos de pequeno porte.

Apesar disso o departamento informou que poderá atuar para modificar a estrutura da camada final do pavimento se, ao longo do tempo, o tráfego aumentar mais que o esperado.

Outras camadas

A pavimentação não é composta apenas pela camada de revestimento, ela se inicia antes, na etapa de execução das camadas inferiores, a sub-base e a base.

Inicialmente, o planejado eram camadas de 15 cm de espessura, cada, agora estão sendo implantadas com 7 cm a mais do que o esperado. Nos pavimentos asfálticos, as camadas de sub-base e base são de grande importância estrutural.

O DNIT também atua para que a obra siga com os padrões exigidos, acompanhando os serviços e realizando ensaios para o devido controle de qualidade.

Por exemplo, sempre que um serviço não atingir o padrão necessário, a empresa responsável não será remunerada pelo serviço até promover as devidas correções. Cabe ressaltar que a obra só será recebida e aceita pelo DNIT caso atenda a todos os parâmetros funcionais, estruturais e de segurança normatizados pelo próprio órgão.

Como chegar

De Maceió, o acesso ao trecho em obra pode ser feito pela própria BR-316/AL, percorrendo aproximadamente 235 km até o entroncamento com a BR-423/AL, na localidade de Carié. A rodovia BR-316/AL é o principal eixo transversal leste – oeste de Alagoas, com uma extensão de 287,12 km.

Da Redação com Assessoria / Dnit

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