O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou nesta terça-feira (24) alguns detalhes técnicos da obra de pavimentação da BR 316, no trecho que liga o Distrito de Carié, em Canapi até a cidade Mata Grande, na divisa com Pernambuco.
Os trabalhos acontecem desde novembro de 2016 e a obra compreende cerca de 47 km entre a ponte do rio Moxotó, na divisa dos estados de AL e PE, até a intersecção com a BR-423/AL. O investimento do Governo Federal é de aproximadamente 60 milhões.
De acordo com informações do Dnit, o alto investimento resultará em uma das mais modernas rodovias e com padrão superior de qualidade quando comparada com outras estradas de tráfego semelhante no estado.
A rodovia terá largura total de 12,6 metros, com faixa de rolamento de 3,60 m e acostamento de 2,5 m, além de um sistema de drenagem completo, com bueiros, sarjetas, valetas, meio-fio e drenos.
“Serão implantadas sete novas pontes, todas com acostamento e passeios para pedestres. Do valor destinado para o empreendimento, há uma quantia também para recuperação ambiental, que será supervisionada pela Universidade Federal de Viçosa, contratada pelo DNIT para fazer a Gestão Ambiental da BR-316/AL”, acrescenta Nicolas Souto, Analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT.
Estrutura superficial
Ainda segundo o órgão, a camada de rolamento utilizada é o Tratamento Superficial Duplo (TSD) com a aplicação final de banho diluído, de emulsão asfáltica, para aumentar sua durabilidade. O Dnit ainda apontou que o tráfego esperado na região será, em sua maioria, de veículos de pequeno porte.
Apesar disso o departamento informou que poderá atuar para modificar a estrutura da camada final do pavimento se, ao longo do tempo, o tráfego aumentar mais que o esperado.
Outras camadas
A pavimentação não é composta apenas pela camada de revestimento, ela se inicia antes, na etapa de execução das camadas inferiores, a sub-base e a base.
Inicialmente, o planejado eram camadas de 15 cm de espessura, cada, agora estão sendo implantadas com 7 cm a mais do que o esperado. Nos pavimentos asfálticos, as camadas de sub-base e base são de grande importância estrutural.
O DNIT também atua para que a obra siga com os padrões exigidos, acompanhando os serviços e realizando ensaios para o devido controle de qualidade.
Por exemplo, sempre que um serviço não atingir o padrão necessário, a empresa responsável não será remunerada pelo serviço até promover as devidas correções. Cabe ressaltar que a obra só será recebida e aceita pelo DNIT caso atenda a todos os parâmetros funcionais, estruturais e de segurança normatizados pelo próprio órgão.
Como chegar
De Maceió, o acesso ao trecho em obra pode ser feito pela própria BR-316/AL, percorrendo aproximadamente 235 km até o entroncamento com a BR-423/AL, na localidade de Carié. A rodovia BR-316/AL é o principal eixo transversal leste – oeste de Alagoas, com uma extensão de 287,12 km.
Da Redação com Assessoria / Dnit