Sobre Edilson Barbosa

É estudante de jornalismo, Colunista Social e apresentador do quadro Celebridades no programa Conexão, da TV Pajuçara.


Entrevista Exclusiva com o Chef Diferente Timoteo Domingos

7 março 2015


11021193_454242951396361_6886286745066351168_n

Timoteo Domingos: Santanense,Morou em Maravilha depois em Canindé-SE, ele que é destaque em todo Brasil. O CHEF DIFERENTE TIMOTEIO DOMINGOS

 CELEBRIDADE IN FOCO – Como começou a descobrir que gostava de cozinhar?

Timoteo Domingos:  comecei a cozinhar aos sete anos de idade ajudando minha vó na preparação de cocadas, bolos, pamonhas, buchada de bode etc.: ficava observando ela cozinhar e desde já comecei a modificar alguns ingredientes de suas receitas, mas não falava nada fazia tudo escondido. Passei toda minha infância na zona rural no interior de Alagoas. Aos seis anos de idade já trabalhava ajudando meus pais nos serviços da roça ex.: plantio de feijão, milho, palma, mandioca etc.: quando não estava na roça ou na escola passava o tempo na cozinha fazendo do fogão minha diversão.

 CELEBRIDADE IN FOCO – Você que venho da roça e se transformou em um chefe diferente como foi?

Timoteo Domingos:  O fato de morar na zona rural e trabalhar na roça me fez criar uma proximidade muito grande com o meio que me rodeia “Bioma Caatinga” e sempre tive uma atração especial pelos cactos (mandacaru, xique xique, cabeça de frade, facheiro, palma e demais ingredientes da Caatinga). Muitas vezes enquanto pinicava (cortava) palma para os animais (vacas) comecei a provar e percebi que tinha uma textura fantástica e sabor forte. Logo minha mente começou a viajar com varias idéias ao mesmo e minha cabeça começou a congestionar as receitas vêm aleatório. Com oito anos criei minha primeira receita, brigadeiro de umbu. A partir daí vieram várias outras, mas não tinha dinheiro para testa-las.

CELEBRIDADE IN F OCO- você começou aos 06(seis) anos, mais sonhava estar hojé assim, sendo destaque em todo Brasil?

 Timoteo Domingos: (RISO) foi quando comecei a fazer cocadas para vender na região. Em seguida comecei a vender também bolos e tortas na escola, os lucros usava para testar minhas criações. “quando não tinha coco suficiente para fazer as cocadas colocava o xique xique ralado para completar a porção” e as pessoas sempre perguntavam o segredo para deixa-lá mais cremosa, nunca falei que era o xique xique (cacto) falava que é amor pelo que faço. E foi assim que testei dezenas de receitas com diversos ingredientes da Caatinga. Na maioria das vezes testava as escondidas no fogão a lenha… Quando comecei a vender as comidas com esses ingredientes as pessoas falavam “isso é comida de vaca” “eu que não como isso”.

 CELEBRIDADE IN FOCO – Saber fazer, e hoje vendo este resultado que você me diz?

 Timoteo Domingos: Muitas vezes fui chamado de doido porque usava estes ingredientes…mas sempre acreditei no faço! Quando minha família mudou-se para canindé continuei fazendo a mesma coisa na escola tendo melhor receptividade das pessoas. Um dia assistindo o Jornal Hoje vi uma matéria sobre exposições de arte. Foi então que tive a ideia de fazer exposição com minhas comidas realizei em escolas praças e eventos culturais da cidade com o apoio de amigos, até que tomei conhecimento dos concursos gastronômicos do quiabo e da goiaba e decidi participar criei um brigadeiro de goiaba com recheio de umbu e mandacaru e o outro foi a lasanha de quiabo. Minha meta era ficar entre os três primeiros colocados já que estava competindo com restaurantes. Foi então que tive a surpresa vencendo os dois concurso.

CELEBRIDADE IN FOCO – Fale um pouco sobre gastronomia.

O conceito gastronômico Gastrotinga surgiu quando decide juntar todas as minhas idéias a respeito do bioma Caatinga, do povo sertanejo e da utilização de cactos na alimentação. Contudo, senti a necessidade de denominar isto. O nome Gastrotinga é a união das palavras: gastronomia, cultura e Caatinga, a cultura gastronômica do Bioma Caatinga.

 Expotinga? A expotinga foi idealizada por me ano passado com o intuito de dar visibilidade ao bioma Caatinga. Incentiva a preservação do mesmo atraves de um festival gastronômico. A primeira edição devera ser realizada entre o segundo semestre deste ano e o primeiro do próximo. Sera dividido da seguinte forma: aulas show com chefs, exposições na praça, trilhas na Caatinga com os chefs. Aulas: Serão convidados 10 chefs de vários estados onde a organização do evento dara um desafio a cada um deles. Terão que acrescenta um na receita que iram apresenta uma espécie de cactos que eu irei escolher e eles iram pessoalmente colher na Caatinga. Exposições na praça: será feita a exposição de receitas, artesanato, cordel, produtos típicos da Caatinga e um acervo de fotos de lampião do poeta Tinho Santana. A parte musical sera em homenagem a Luiz Gonzaga todos grupos que iram se apresenta cantaram músicas dele. O evento deverá ser realizado uma vez ao ano após a primeira edição. Aparte sera feito palestras sobre a cultura popular nordestina. Tudo isso girando em torno da Gastrotinga.

10003919_452936998193623_2062775034838025466_n 13252_455171804636809_3136705802564670651_n

Comentários