Sobre Clerisvaldo Chagas

Romancista, historiador, poeta, cronista. Escritor Símbolo do Sertão Alagoano.


Blog do Clerisvaldo B. Chagas: Surrealismo e Futuro

14 setembro 2017


Foto: Governo da Noruega / Divulgação

A inteligência humana encontra-se em todas as partes do mundo e em  todas as áreas do conhecimento. Voltando-se para a engenharia podemos apontar os engenheiros das obras de Paulo Afonso, da estrada São Paulo a Santos, da ponte Rio – Niteroi e, em Alagoas, do Canal do Sertão.

Mas muitas outras realizações deixam no topo da área a engenharia brasileira. Voltamos às aulas do velho mestre Alberto Nepomuceno Agra falando das “reentrâncias e saliências” dos fiordes da Noruega: Fiorde é uma grande entrada de mar entre montanhas rochosas.  Seu franjeado têm origem na erosão das montanhas devido ao gelo.

Agora a Noruega iniciou um trabalho nos fiordes, chamado pelo mundo de absurdo, futurista, surreal.

É que a Península Stad, por ser aberta, sofre muitas tempestades, pondo em risco seus barcos que por ali atravessam. Para não enfrentar o mar aberto, a ideia é navegar pelos fiordes fazendo túneis entre eles. Mas esses túneis  não são qualquer tipo imaginado antes. O primeiro túnel será construído debaixo de uma montanha e terá uma extensão de 1.7 quilômetros de comprimento e 36 metros de largura.

“De acordo com os planos da Administração Pública de Vias da Noruega, os túneis submarinos ficarão a cerca de 30 metros de profundidade e serão formados por dois cilindros paralelos de concreto, uma para cada direção da rodovia. Cada um destes cilindros terá duas pistas: uma para o trânsito comum e outra para véiculos de emergência e reparo. Em locais onde os túneis não forem viáveis  serão construídas pontes com pilares flutuantes – alguns deles suspensos com cabos de aço (…)”.

Esse é um projeto único no mundo, sonho, loucura e desafio da capacidade de engenharia. Bilhões serão gastos na audaciosa empreitada que divide opiniões de seus próprios moradores. A Noruega é rica, mas ninguém tem certeza se o repto valerá à pena. Obras fantásticas são vistas em todo o planeta que, encaradas pela primeira vez, parecem até de um mundo inexistente. Mas o pacote que a Noruega quer entregar ao Globo, parece coisa de anjos e demônios em parceria.

Ô mundo doido!

Clerisvaldo B. Chagas, 14 de setembro de 2017

Crônica 1.737 – Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Comentários