Clerisvaldo B. Chagas, 7 de fevereiro de 2014
Crônica Nº 1136

Coordenadora da Vigilância Sanitária, Katiúsia Mineli recebe presidente e vice da AGRIPA, Sérgio Campos e Clerisvaldo das Chagas (Foto: Ascom Agripa)
A TV Gazeta no seu programa Bom Dia Alagoas, edição de ontem (6) causou frisson em todo o município de Santana do Ipanema e região. O motivo foi uma reportagem sobre as Cachoeiras, paraíso ecológico no leito e margens do Ipanema, a cerca de três quilômetros do centro da cidade. As belezas das Cachoeiras foram descobertas pelo escritor Clerisvaldo B. Chagas e registradas no seu diário de viagem a pé das nascentes até a foz do Panema, em 1986. Em 2011, o Escritor Símbolo de Santana do Ipanema publicou o seu diário em livro com o nome “Ipanema, Um Rio Macho” complementando assim a identidade daquela cidade sertaneja. Recentemente as “corredeiras” foram mostradas aos seus colegas que se tornaram guardiões e guardiãs do rio e daí foi um pulo para serem divulgadas por todos os meios de comunicação.

Coordenador de Núcleo da CASAL, Paulo Jorge, explica o saneamento aos guardiões Manoel Messias, Sérgio Campos e Clerisvaldo (Foto: Ascom Agripa)
Os Guardiões do Rio Ipanema, após a reportagem da TV Gazeta de Alagoas, e que também será motivo no Alagoas Rural, passaram a manhã de ontem atendendo celulares de inúmeras partes do município, povoados e de várias cidades do estado, com a palavra parabéns à frente. Entretanto, os membros da AGRIPA estão cônscios de que a responsabilidade da proposta social aumentou em gênero, número e grau. Tanto é que as visitas às autoridades continuam como cortesia, apresentação e entendimento prévio para o grande encontro que acontecerá entre AGRIPA e autoridades no mês de março. Daí em diante, toda Santana do Ipanema unida nos mesmos objetivos, poderá resgatar 6 quilômetros de lazer (rio Ipanema e afluentes) e agir em todos os setores para uma Santana ecologicamente correta.
Anteontem e ontem a AGRIPA recebeu muito mais apoio dos órgãos públicos e da população em geral. É bom revelar que uma proposta foi levada pela Associação até à Câmara de Vereadores Tácio Chagas Duarte para que seja instituído o dia 21 de abril como “DIA DO RIO IPANEMA”.