Executivo vai se reunir com MP para chegar a uma solução sobre o problema.
As recentes denúncias veiculadas na imprensa estadual [inicialmente pela TV Gazeta] sobre o abate clandestino de bovinos às margens do Rio Ipanema parecem ter mobilizado as autoridades. Nesta terça-feira (16) o promotor de Justiça Hamilton Carneiro deverá se reunir com membros da Prefeitura de Santana do Ipanema para falar sobre o assunto.
Na sede do MP na cidade, o promotor vai receber o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Santana e o procurador jurídico do município José Barros Neto. “Logo após a veiculação da matéria da TV o procurador me ligou para marcamos esse encontro e falou que o município tem ações para essa problemática”, disse Hamilton Carneiro.
O promotor informa ainda que os representantes da Prefeitura teriam adiantado sobre a futura instalação de um abatedouro viabilizado pelo Governo do Estado [promessa essa dita inclusive na campanha eleitoral]. “Acredito que isso deva ser uma medida de longo prazo, pois é algo para um ou dois anos. Agora devemos avaliar como solucionar o problema de imediato”, indica.
E é sobre essa solução de curto prazo que opinou o secretário Jorge Santana, em recente encontro com nossa reportagem. “Acredito que devemos tornar mais rigorosa as fiscalizações da carne que é vendida no próprio mercado da carne. O ideal é que nenhuma carne sem o selo entre naquele local. Esse é o caminho”, frisou o responsável pela pasta.
Jorge Santana também frisou que vai precisar da ajuda dos próprios marchantes [profissional que abate e vende o gado] no combate ao comercio ilegal. “Além do consumidor, ele o principal atingido por aqueles que não passam pelo processo legal, pois esse seu concorrente acaba tendo muito menos gasto, mas consequentemente um lucro maior”, enfatiza o secretário.
As denúncias
No último dia 8 destes mês uma equipe de reportagem da TV Gazeta esteve em Santana do Ipanema para apontar uma denuncia de abate clandestino de bovinos às margens do Rio Ipanema. Na oportunidade foram visto imagens de várias carcaças de animais no leito do rio.
A reportagem feita pela equipe de TV foi ao AL TV 2ª edição, relembre CLICANDO AQUI.
Por Lucas Malta / Da Redação