Medida ocorre por causa da devolução de valores cobrados a mais no ano passado.
Consumidores alagoanos vão ter uma redução de pouco mais de 7% (exatos 7,66) nas contas de energia elétrica durante o mês de abril. A noticia foi confirmada pela Agência Nacional Energia Elétrica (Aneel), que aprovou nesta terça-feira (28) o processo extraordinário de ajuste nas tarifas de 90 distribuidoras do país.
Os percentuais de redução na tarifa que será aplicada em abril variam de uma empresa para para outra, desde 0,95% até 19,47%.
A redução ocorre por causa da devolução dos valores cobrados a mais no ano passado. O custo da energia proveniente da termelétrica de Angra 3 foi incluído nas tarifas do ano passado, mas a energia não chegou a ser usada porque a usina não entrou em operação.
O procedimento de devolução dos recursos terá duas etapas. Na primeira, durante o mês de abril, a tarifa será reduzida para reverter os valores de Angra 3 incluídos desde o processo tarifário anterior e, ao mesmo tempo, deixará de considerar o custo futuro do Encargo de Energia de Reserva (EER) desta usina.
Na segunda etapa, que começa em 1º de maio e permanece até o próximo processo tarifário de cada distribuidora, a tarifa apenas deixará de incluir o EER de Angra 3. A Aneel também determinou que as distribuidoras incluam um texto padronizado nas faturas de abril e maio de 2017 para informar os consumidores sobre o processo de ajuste.
Da Redação com Agência Brasil