​​Municípios já podem fazer adesão ao programa de transporte escolar

15 mar 2017 - 11:41


As prefeituras que ainda não fizeram adesão à Geite e desejem fazê-lo devem procurar a Gerência Regional de Educação (Gere) mais próxima.

Poderão ser transportados alunos que residam em uma localidade cuja distância seja superior a 2km da escola onde estudam (Foto: Valdir Rocha / Agência Alagoas)

Poderão ser transportados alunos que residam em uma localidade cuja distância seja superior a 2km da escola onde estudam (Foto: Valdir Rocha / Agência Alagoas)

Os municípios alagoanos já podem fazer adesão ao Programa de Gestão Integrada do Transporte Escolar (Geite). Ofertado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o programa propicia uma parceria entre Estado e municípios na oferta de transporte escolar no interior do estado.

Por meio da Geite, a Seduc repassa recursos aos municípios para executarem o transporte escolar de estudantes da rede estadual no interior. Poderão ser transportados alunos que residam em uma localidade cuja distância seja superior a 2km da escola onde estudam. O benefício também contempla estudantes com deficiência, independente de qual seja a distância de sua residência até a unidade de ensino.

“Promover esta parceria com os municípios é muito importante, pois eles estão geograficamente mais próximos dos alunos. Dessa forma, também otimizamos o transporte escolar, pois, ao chegar em uma determinada localidade, o veículo transporta tanto os estudantes das escolas municipais  quanto das estaduais”, explica a superintendente do Sistema Estadual de Educação na Seduc, Wilany Felix.

Ela lembra ainda que o valor que o Estado paga por aluno é superior àquele que é repassado pelo Governo Federal. “Pagamos 600 por aluno/ano, enquanto a União repassa R$ 137”, compara.

Como aderir

As prefeituras que ainda não fizeram adesão à Geite e desejem fazê-lo devem procurar a Gerência Regional de Educação (Gere) mais próxima, onde encontrarão as orientações necessárias para o procedimento. “Dentre os documentos que precisam ser apresentados, estão um ofício assinado pelo/a prefeito/a e endereçado à Seduc onde se expõe o desejo de aderir ao programa; termo de adesão assinado/a pelo gestor/a e plano de trabalho”, informa o supervisor do Regime de Colaboração da Seduc, Givaldo Lima.

Para mais informações sobre a Geite, interessados podem entrar em contato com a Seduc pelo telefone 3315-1251 ou comparecer à Supervisão do Regime de Colaboração, localizada no Cepa, na Escola Estadual José Correia da Silva Titara, sala 17.

Por Ana Paula Lins / Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários