Aconteceu durante quase todo o dia desta quarta-feira (3), no município de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e reuniu pessoas de diversos municípios do Sertão.
O encontro teve como objetivo debater e avaliar a política de Assistência Social e suas diretrizes para o município sertanejo. Com o tema: A Gestão e o Financiamento do Serviço Único de Assistência Social (Suas). Os conferencistas prestigiaram uma palestra com a assistente social, Fábia Santana.
Marcaram presença na cerimônia o prefeito da cidade, Mário Silva, a secretária municipal de Assistência Social, Nilma França, o vice-presidente da Associação Comercial de Santana do Ipanema (ACSI), Josinaldo Soares, além do secretário de Agricultura, Luiz Carlos e o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Remi Alcântara.
Apresentações
Para iniciar a conferência, a secretária Nilma de França apresentou alguns números de recursos e pessoas que são beneficiadas na área da Assistência Social. Um balanço com a aplicação de recursos federais e municipais foi mostrado.
Nos discursos das autoridades, o prefeito Mário Silva fez questão de lembrar que “a Assistência Social deve ser um setor de pessoas preparadas e dedicadas a servir a população que mais necessita”. O vice-presidente da ACSI elogiou a iniciativa do município e ressaltou a importância de ações na área da assistência social.
Palestra
Para levar o assunto aos participantes, a palestrante Fábia Santana, – Diretora do Departamento de Promoção Social Básica da Seades e Conselheira Estadual de Assistência Social, frisou pontos como: Vigilância Socioassistencial, Fundos da Assistência Social (FAS), além da abordagem do Decreto 7.788, que regulamento o FAS.
A assistente social relembrou uma das falas do prefeito e disse que o trabalho de cada um também é contra a corrupção. “Não vamos maquiar, vamos falar a verdade”, disse Fábia.
Ao final da conferência os participantes promoveram debates e elegeram os delegados que deverão representar o município na IX Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada nos dias 09 e 10 de setembro, na cidade de Maceió.
Da Redação