4º Femufal premia melhores músicas

25 abr 2013 - 16:22


femufalsDo Campus A. C. Simões para o palco do Teatro Gustavo Leite. As letras das músicas assinadas por estudantes venceram a disputa do 4º Festival de Música da Ufal, o Femufal. Canções que saíram do papel, ganharam melodia, interpretação e externaram o talento de artistas que tiveram aos pés um teatro lotado de consumidores de cultura.

Pela segunda vez consecutiva, a estudante Andrea Laís foi premiada com a melhor música. Ela compôs, junto com Arnoud Borges e, interpretou toda a emoção de “Janela em Cores”. Surpresa com a vitória, ela fala do privilégio de participar de um festival com toda essa estrutura. “Foi uma grande oportunidade, uma vitrine pra quem faz um trabalho a lentos passos de mostrar alguma coisa para um público maior. O espírito do festival é fazer a festa com a música e a final é só mais um resultado positivo. Devo essa vitória à Deus, à minha família e aos meus compositores e à todo mundo que está perto de mim, me apoiando”, disse.

Um festival de todos os ritmos é a síntese da arte democrática, que dá oportunidade de expressar a cultura, assim como mostrou a música vencedora do segundo lugar: Agô. Numa composição em parceria com Ticiane Simões, a cantora e intérprete Luana Costa, pediu licença, assim como o significado do título, para compartilhar um pouco da religiosidade da matriz africana. Saldando os afro-caetés, ela contou o que sentiu quando a música levantou o teatro. “Foi emocionante, porque esse ano eu estou vendo as portas se abrindo para outras vertentes. Alagoas tem esse movimento percussivo como tradição, mas isso não é visto nos festivais, então, aqui eu vejo como uma coletividade mesmo, uma mistura. Ouvidos que nunca sonharam em nos escutar, ouviram hoje por causa do Femufal”, contou.

O terceiro lugar premiou a música dos estudantes de Química, André Felippe e Josenildo Gomes. As águas de Alagoas foram homenageadas na letra que deu à trilha do mar, versos harmoniosos sob a interpretação de um dos compositores, o Josenildo. Além das três músicas vencedoras, outras seis finalistas serão gravadas para o CD do 4º Femufal:

– Nada Vezes Nada (Edilson Ribeiro)

– Não Vou Voltar (Wagner Oliveira)

– Qualquer Palavra (Suzi Mariana Gomes)

– Samba Sobrenatural (José Gustavo Gomes Santos)

– Toré (Udson Pinheiro e Ademir Santana)

– Uma Dose (Lívia Tenório Freitas e Felipe Burgos)

Melhor intérprete

O Festival de Música da Ufal, o Femufal, promovido pela Pró-reitoria Estudantil, revelou talentos e reafirmou a capacidade de artistas que já são íntimos do palco. O prêmio de melhor intérprete ficou para Luana Costa, que interpretou a música Agô.

“É tudo muito natural pra mim, eu gosto muito de falar do que eu escrevo, porque eu acho que estou me expondo ali, de certa forma, mas é uma exposição tão positiva que você acaba trazendo as pessoas pra perto de você, porque é legal quando a gente manda uma ideia, uma certeza do que você está falando ali”, revelou como conseguiu ser aclamada pela plateia e ganhar as boas notas dos jurados.

O júri do 4º Femufal foi composto por um time de profissionais renomados nas suas áreas de atuação. Por meio da coordenação do Pró-reitor Pedro Nelson e da professora Ruth Vasconcelos, os convidados para integrar o corpo de jurados foram Estela Lameiras, Rui Agostinho, Edson Bezerra, Alípio Martins, Isabelle Rocha, José Roberto Santos, Edson Lima e Mácleim Carneiro.

Por Ascom UFAL

Notícias Relacionadas:

Comentários